Thursday, July 12, 2007

Ignóbil-Segurança

Parece que os nossos meios de comunicação decidiram passar a conceder “wild cards” de acesso a tempo de antena aos indivíduos que demonstrarem, ser mais ignóbeis e/ou intelectualmente diminuídos. Canais de informação que costumam ostentar padrões de qualidade elevados, estão a permitir visibilidade mediática a indivíduos que falam em nome de instituições, como partidos de dimensão e representatividade diminutas, e que não fundamentam devidamente as suas posições. Parece-me que não deveria ser suficiente ser candidato a autarca para poder veicular, utilizando o grande palco que é a televisão, uma série de mensagens radicais, baseadas sobretudo na incoerência, e totalmente deslocadas dos temas a debate – esses sim importantes para o eleitorado. Cumprindo as disposições legais que obrigam a conceder tempos de intervenção em blocos que “são da exclusiva responsabilidade dos intervenientes”, não me parece que órgãos de comunicação necessitem de “obrigar” os seus espectadores a assistirem a sessões de estupidificação e manipulação, ainda para mais feitas de uma forma ignóbil!
É caso para dizer, como Arnaldo Baptista e Rita Lee escreveram, e Ney Matogrosso canta: “Eu juro que é melhor / Não ser o normal / Se eu posso pensar que Deus sou eu”.

No comments: