Monday, March 17, 2008

Em Bom Português


Antes de ir trabalhar, normalmente, ligo a televisão. Acerto quase sempre na RTP1, e lá vou apanhando trechos das primeiras notícias de Portugal e do mundo, as dicas sobre o tráfego automóvel de Lisboa e Porto, a revista de imprensa, a meteorologia, o Minuto Verde, e, como não podia deixar de ser, a rubrica, que já começa a ser referência da televisão pública: o Bom Português. Tenho aprendido imenso com este programinha cheio de curiosidades linguísticas, baseada no conceito "ora toma lá que também não sabes!" A última questão, levantada neste espaço, que me suscitou especial interesse foi:

Na frase: “Vou à aula de Anatomia”, Anatomia escreve-se com maiúscula, ou com minúscula (anatomia)?

Depois de colocar a pergunta a ilustres desconhecidos, e desprevenidos, evidenciando-se a mestria de uns, e a má sorte de outros, lá surge uma voz muita segura e professoral:

“Escreve-se Anatomia, com maiúscula, porque é regra quando se designam ciências ou artes que se ensinam. Assim se escreve, em Bom Português!”

Foi, de facto, uma lição para a vida... Até porque me fez logo perceber que, por exemplo, Caciquismo também se escreve com maiúscula! Não tenho a certeza que se possa considerar uma ciência, mas é por certo uma arte, e existem alguns Mestres em Caciquismo, que tanto têm a ensinar aos aspirantes que por aí vão aparecendo.

No comments: